Smart Dicas

Whatsapp ou Telegram, qual é melhor?

Atualmente há vários aplicativos de mensagens instantâneas, todos cumprem funções muito parecidas, mas cada um tem suas particularidades. Enquanto alguns são melhores para interagir em grupos e comunidades, outros são ótimos para ambientes de trabalho, mas seja qual for a finalidade, o uso de mensagens instantâneas como meio de comunicação de se tornou para a maioria das pessoas, algo tão natural quanto beber água.

Com a intenção de facilitar nossas atividades diárias, os aplicativos estão a cada dia tentando inovar, adicionando novas funcionalidades e serviços. Devido a isso, os aplicativos de mensagens instantâneas são amplamente usados pelo público em geral, seja para negócios, ambientes de trabalho, grupos e comunidades ou simplesmente enviar mensagens para familiares e amigos.

O Whatsapp é sem dúvidas um dos aplicativos mais usados, mas além dele há outros que podem facilmente substituí-lo, como é o caso do Telegram. Assim como no Whatsapp, os usuários podem enviar e receber mensagens de texto, vídeo, fotos, gifs, efetuar chamadas de áudio e vídeo, dentre outros.

Assim como no Whatsapp, suas mensagens são criptografadas e garantem a segurança dos usuários, porém o Telegram se diferencia por permitir o envio de arquivos com até 2 GB, a criação de canais e grupos com até 20 mil pessoas, enquetes e quizzes e o agendamento de envio de mensagem. O Telegram também conta com o uso de diversos boots, que ajudam o usuário a baixar músicas, livros, fazer transcrição automática de mensagens de áudio para texto e muito mais.

Telegram

Telegram

O Whatsapp também não deixa a desejar, além das funções básicas o Whatsapp se destaca atualmente pelas opções de adicionar um novo status diariamente, encontrar empresas e efetuar pagamentos pelo próprio app. Também há o Whatsapp Business com diversas funcionalidades que facilitam o dia a dia dos usuários, como a criação boots com catálogos online e respostas automáticas.

O Telegram possui uma versão Web e Desktop e pode ser conectado a diversos dispositivos assim como o Whatsapp. Além disso, o Telegram também sincroniza automaticamente os contatos do usuário ao aplicativo. No entanto, por ainda não ser um aplicativo tão popular nem todos os seus conhecidos aparecerão na lista de contatos do Telegram — já que nem todo mundo possui o aplicativo. Atualmente, essa é a maior limitação do app até o momento, principalmente se seu objetivo for enviar mensagens para familiares e conhecidos.

Ambos os aplicativos são bons e seguros, mas os dois possuem diferentes funcionalidades que podem ser úteis ou não para cada usuário — a depender de suas necessidades. Portanto, caso esteja na dúvida de qual aplicativo usar, é possível instalar os dois e usá-los simultaneamente, já que um não interfere na funcionalidade do outro, e assim, analisar qual se adéqua melhor as suas necessidades.

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.