Smart Dicas

4 programas para melhorar a produtividade

Muitas vezes precisamos fazer certas tarefas em nossos computadores e notebooks que poderiam ser otimizadas — poderíamos torná-las mais rápidas e práticas. Porém, o mundo tecnológico é feito de tantas opções que muitas vezes ficamos perdidos e sem saber o que fazer, o que procurar e por onde começar.

Aqui, você verá uma pequena lista de programas que pode ser a solução para muitos de seus problemas.

1 – Everything: É provável que você já tenha tido a necessidade de buscar algum conteúdo dentro de uma pasta do Windows — se este não foi o seu caso ainda, será em algum momento. Podemos usar como exemplo a situação onde o usuário queira procurar uma música em meio a outras 500 dentro de uma pasta específica, é possível fazer isso usando apenas o mecanismo de busca da pasta, no entanto, por mais simples que seja a busca, sempre levará um certo tempo. Porém, para usar a busca do Windows, é necessário que o usuário saiba em que pasta foi salvo o arquivo, ou ele não será encontrado — isso pode se tornar um problema sério caso não se lembre.

Configurações do Everything

Painel de configurações do Everything

Para resolver esse e outros problemas foi criado o Everything, um buscador que localiza arquivos e pastas instantaneamente em qualquer lugar do seu computador. Além disso, caso deseje é possível editar o filtro de pesquisa, delimitando o tipo arquivo, palavras que os arquivos devem ou não conter, filtrar por data de criação ou modificação e muitas outras opções.

O Everything é gratuito e está disponível para download neste link .

2 - Ditto: Ditto tem a mesma função que o gerenciador da área de transferência do Windows (é possível acessá-lo usando as teclas Win + V) mas, enquanto o gerenciador da área de transferência do Windows armazena as últimas 25 seleções de texto copiadas, o Ditto armazena por padrão as últimas 500 seleções dos últimos 5 dias — inclusive imagens.

Janela de configurações do Ditto

Janela de configurações do Ditto

Esse valor, no entanto, pode chegar a milhares, além das entradas poderem se armazenadas por quantos dias os usuários escolherem nas configurações — claro que valores muito altos podem afetar o tempo de processamento do programa além de usar um pouco mais de memória.

Outra diferença do Ditto para o gerenciador da área de transferência do Windows é que o Ditto disponibiliza um mecanismo de busca. O programa também conta com várias outras opções de filtragem de busca, gerenciamento e personalização. Ditto é gratuito e está disponível para download neste link .

3 – Zoomit: É uma ferramenta para gravar, dar zoom e fazer anotações na tela — muito útil para apresentações, tutoriais e videoaulas. Para usar 100% do que o programa tem a oferecer é necessário que o usuário tenha uma mesa digitalizadora para poder desenhar na tela de seu computador ou notebook — no entanto, o programa pode ser usado normalmente mesmo sem o acessório.

Outra vantagem do programa é poder ser usado quase exclusivamente pelo teclado. O Zoomit tem como foco permitir a navegação do usuário através de atalhos para todas e cada uma das tarefas — otimizando o tempo e facilitando o uso. Os atalhos são exibidos assim que o programa é iniciado e podem ser modificados segundo a preferência do usuário. O ZoomIt é gratuito e está disponível para download neste link .

4 – RescueTime: Uma ferramenta criada para te ajudar a retomar o controle do seu tempo, aumentar o foco, a produtividade e a motivação. Através de uma análise do seu estilo de trabalho, o RescueTime oferece metas, informações e sugestões ajudando o usuário a entender onde pode melhorar. A ferramenta pode bloquear temporariamente os sites que mais impactam negativamente seu foco. No fim do dia, o usuário também recebe um resumo de seu progresso, motivando-o a sempre fazer melhor.

Painel de análise e produtividade do usuário da RescueTime

Painel de análise e produtividade do usuário da RescueTime

O RescueTime está disponível neste link para Mac, Windows, além de ter versões para Android e Iphone. No entanto, diferentemente de todos os programas aqui mostrados, o RescueTime é gratuito apenas por duas semanas. A partir dessa data é necessário fazer o investimento de US$ 6,50/mês.

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.