Smart Dicas

Para que servem as teclas Fs do teclado

Para quem não tem o costume de usar sempre um computador ou notebook, aprender a usar um pode ser um desafio. Afinal, há tantas opções e tantos botões que sabemos muitas vezes para que servem e que provavelmente nunca serão usados.

Além disso, usar o mouse ou o touchpad com precisão pode não ser tão simples, e acabamos cometendo alguns erros por acidente e clicando no lugar errado. Mas você já se perguntou para que serve a primeira linha de teclas do se teclado, aquela que começa com F1 e vai até o F12? De fato, todas elas são atalhos para diferentes comandos que podem facilitar o seu trabalho. Confira:

F1: Se você não sabe como usar um programa, está tecla pode ser a solução para o seu problema. Ao pressioná-la será aberto o menu de ajuda do programa. Faça o teste, abra o bloco de notas ou o Word e aperte F1. Você verá em sua tela um painel informando sobre as opções de ajuda do programa em questão. Apesar de não funcionar em todos os programas, ter essa opção disponível é uma grande ajuda.

F2: O F2 é usado para renomear qualquer arquivo do seu computador. Clique uma vez sobre qualquer arquivo de texto, pasta, imagem ou programa em seu notebook, apenas para selecioná-lo e não, abrí-lo. Em seguida aperte F2, você verá que agora é possível renomear o arquivo como quiser. Isso torna a tarefa de clicar com o botão esquerdo do mouse, procurar e selecionar a opção de renomear muito mais fácil, rápida e prática.

F3: Está tecla serve para habilitar a opção de busca em um programa. Pode ser usada em algum programa do Windows, para procurar arquivos em pastas ou no navegador (Chrome, Firefox, Edge), nesse caso a tecla F3 pode ser substituída pelas teclas Ctrl + F, que tem a mesma função de procurar por textos dentro de um site ou um arquivo em PDF. Ao ser usada no Word ou algum programa similar, alterna um texto selecionado entre letras maiúsculas e minúsculas.

F3 busca arquivos e textos

F3 habilita a barra de busca de textos e arquivos no seu computador

F4: Quando usado com a tecla Alt o F4 pode fechar qualquer programa que esteja aberto na sua tela. Além disso, pode ser usado para abrir e editar a barra de endereço de uma pasta. Quando usada com a tecla Fn, desligará temporariamente seu computador ou notebook.

F5: Recarrega a página atual do seu navegador ou de alguma pasta aberta. Quando usada com a tecla Fn mostra opções para habilitar uma segunda tela — que pode ser muito útil para exibir apresentações e vídeos em uma tela maior e que esteja conectada ao seu notebook.

F6: Habilita a navegação pelos menus dos programas pelo teclado. Se você estiver usando o navegador e apertat F6, verá que a barra onde aparece o endereço do site (www.sitequevocêestá) será selecionada. Caso esteja com uma pasta aberta, verá que o menu lateral e os arquivos da pasta são selecionados.

F7: A tecla F7 ativa ou desativa a navegação com cursor do teclado. Este recurso coloca um cursor de texto em páginas web, permitindo selecionar texto usando as setas do seu teclado. Se você estiver no Word, está tecla também pode habilitar o corretor automático. Além disso, quando usada com a tecla Fn, desativa o touchpad do seu notebook.

F7 habilita cursor de texto na internet

Cursor habilitado para selecionar um texto no Firefox usando apenas o teclado

F8: Caso esteja escrevendo um e-mail, ao pressionar a tecla F8 o e-mail na janela ativa será encaminhado. Quando pressionada junto à tecla Fn desabilita o áudio do seu notebook.

F9: Muito parecido com o F8, caso esteja escrevendo um e-mail, ao pressionar a tecla F9 o e-mail será enviado. Em navegadores, no entanto, esta tecla tem a função de habilitar o modo de leitura dos sites.

F10: Habilita o menu do programa ativo. Além disso, quando usado junto a tecla Shift, abre o menu de propriedades — o mesmo que aparece quando clicamos em algo com a tecla direita do mouse ou touchpad.

F11: Habilita o modo de tela cheia. É perfeito para usar durante apresentações ou jogos.

F12: abre o inspetor de elementos do seu navegador.

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.