Smart Dicas

Otimize seu trabalho com o Microsoft PowerToys

É comum que precisemos instalar certos programas para concluir tarefas e trabalhos no computador. Mas na maioria das vezes, encontrar o programa ideal para instalar pode não se tão fácil, além disso, muitos programas não muito intuitivos. Todo esse processo de busca, instalação e aprendizado leva tempo que poderia ser otimizado de outras formas.

Foi pensando nisso que foi criado o Microsoft PowerToys, um único programa composto por uma coleção de funcionalidades que podem ser habilitadas facilmente com atalhos de teclado, ajudando e simplificando a experiência do usuário, e aumentando a produtividade.

Algumas de suas funcionalidades disponíveis são:

Sempre visível (Always on Top): Possibilita fixar janelas sobre qualquer outra janela ou programa usando o atalho Win + Ctrl + T.

Modo ativo (Awake): Mantêm o computador ativo sem precisar mudar as configurações de suspensão e energia. Essa funcionalidade pode ser muito útil na durante a realização de tarefas que demandam muito tempo, como instalar programas, conferir arquivos, checagens de vírus e etc, pois garante que o notebook ou computador não desligue ou entre no modo de suspensão.

Após ativada no Powertoys, os usuários podem ligar ou desligar a opção rapidamente através da bandeja do sistema (a bandeja do sistema é uma pequena janela que aparece ao clicar sobre a seta do canto direito da barra de tarefas).

Seletor de Cor (ColorPicker): Seleciona a cor desejada de qualquer elemento exibido na tela, a funcionalidade pode ser ativada com as teclas Win + Shift + C. Após clicar sobre a cor desejada, o seletor copiará imediatamente o código da cor para a área de transferência.

Powertoys - seletor de cor

Opções do seletor de cor

O seletor também possui um editor que exibe um histórico das cores selecionadas anteriormente, além de diversas tonalidades da cor selecionada atualmente.

Redimensionamento de Imagem: Permite que o usuário mude o tamanho de qualquer imagem em seu computador. Após habilitada, funcionalidade aparecerá na janela de propriedades do arquivo (a janela que aparece após clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo, programa ou, no caso, imagem).

PowerRename: Permite a renomeação de vários arquivos de uma vez. Após ativada, basta selecionar todos os arquivos que deseja renomear e clicar com o botão direito do mouse, a opção aparecerá no menu de propriedades dos arquivos.

Ao ser selecionada, a funcionalidade abrirá um painel com diversas opções, basta escolher as desejadas e em um clique todos os seus arquivos serão renomeados.

Acento Rápido: Chega de errar acentos no teclado! Essa funcionalidade traz uma forma rápida e fácil de selecionar o acento desejado. Além disso, a funcionalidade também exibe acentos em outras línguas, sendo muito prático para quem trabalha, por exemplo, com traduções.

Após ativá-la no Powertoys, basta apertar a tecla da letra que deseja acentuar junto a barra de espaço. Em seguida, ainda com a tecla da letra pressionada, solte a barra de espaço e use as setas do teclado para selecionar o acento desejado.

Régua de Tela: Com essa funcionalidade, o usuário pode medir rapidamente o tamanho de qualquer elemento em sua tela. Para ativá-la, basta usar o atalho Win + Shift + M.

Extrator de Texto: Captura o texto de uma imagem ou vídeo usando as teclas ⊞ Win + Shift + T. Basta selecionar a região do texto com o mouse e o trecho selecionado vai automaticamente para a área de transferência, podendo ser colado em qualquer editor de texto.

Ativar o mudo em uma chamada de vídeo: É uma maneira simples de “ativar o mudo” dos dispositivos vinculados à chamada. Para ativá-la, basta apertar as teclas Win + Shift + Q durante uma vídeoconferência, independentemente da janela do aplicativo estar em foco ou não.


O Powertoys possui outras diversas funcionalidades que não foram mencionadas neste texto, desde utilitários básicos até os mais avançados. Todos os utilitários do programa possuem suas próprias configurações individuais e podem ser configurados e personalizados conforme a preferência do usuário.

O Powertoys é gratuito e está disponível para Windows 10 e 11 no site ou na loja da Microsoft Store — basta instalá-lo para ter dezenas de funcionalidades na palma da sua mão.

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.