Smart Dicas

Como tirar print no computador: Windows e Mac

Muitos de nós já sabemos como tirar um print ou uma captura de tela no celular, afinal, é algo que usamos diariamente para fazer a maioria das nossas tarefas. Mas quando precisamos usar um computador as coisas podem não parecer tão simples.

Como tirar print no Windows?

Há várias formas de tirar uma captura da tela do computador ou notebook, como você fará depende apenas de suas preferências, mas a forma mais simples é apertando a tecla PrtSc. Ela fica na primeira fileira de teclas, logo depois de F1, F2, F3 e etc… (Em alguns computadores e notebooks pode ser necessário apertar também a tecla Fn).

Como tirar print no Windows

Print usando a tecla PrtSc e Fn. Image by Răzvan Sandu sob a licença CC-BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Apertando a tecla PrtSc você tira um print de toda a tela e só precisa colar, usando CRTL + V onde você quiser, pode ser num editor de texto como o Word, em uma conversa, numa apresentação de slides e onde mais quiser.

Outra forma de tirar print no Windows, é apertando as teclas Windows + PrtSc. Essa opção tirará um print de toda a tela atual e salvará a imagem automaticamente na pasta Capturas de tela, que fica na pasta “Imagens”.

Como tirar print no Windows

Print usando as teclas Windows + PrtSc. Image by Răzvan Sandu sob a licença CC-BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

O problema com o uso dessa tecla é que justamente por capturar a tela inteira, pode não ficar tão claro qual informação você quer apresentar. Além disso, poderá mostrar programas e arquivos confidenciais que podem causar incômodos posteriormente.

Para resolver esse problema, você também pode tirar um print apertando as teclas Windows + Shift + S, esse método permite que você capture apenas uma parte da tela. Ao usá-las, sua tela escurecerá e um ponteiro em forma de cruz aparecerá. É só clicar e arrastar sobre a área que deseja capturar. Em seguida é só apertar CRTL + V para colar o print onde você quiser, pode ser num editor de texto como o Word, em uma conversa, numa apresentação de slides e etc.

Como tirar print no Windows

Print usando as teclas Windows + Shift + S. Image by Răzvan Sandu sob a licença CC-BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Também é possível acessar o programa de captura de tela abrindo o menu iniciar e digitando “ferramenta de captura”. Ao digitar aparecerá um único programa no menu iniciar. Abra-o.

![Como tirar print no Windows](/assets/images/2023/03/10/Captura de tela 2023-03-02 120338.webp)

Ferramenta de captura no menu Iniciar

No programa, a primeira opção a aparecer será “Novo”, ao clicar você poderá tirar um print apenas da parte que quiser da tela — pode ser apenas uma palavra ou a tela inteira. Assim que selecionar a área desejada o programa dará as opções para você editar a imagem, cortando ou adicionando linhas, setas e textos. Além disso, você também poderá escolher entre copiar, salvar, compartilhar a imagem e várias outras opções.

Como tirar print no Windows

Ferramenta de captura

Como tirar print usando um programa?

Há outras formas de tirar uma captura de tela. Apesar de parecer mais trabalhosa no início esse método pode economizar algum tempo no futuro. Há vários programas fáceis de instalar que podem fazer seu trabalho se tornar muito mais fácil.

Um deles, se chama lightshot. O lightshot pode ser instalado em computadores com Windows e MacOs, sua instalação é fácil e rápida. É necessário apenas seguir as indicações que aparecerem na sua tela. Nele você usará a mesma tecla, PrtSC, mas você já terá a opção de selecionar qual parte da tela deseja capturar, adicionar textos, linhas e setas.

Em seguida é só decidir se deseja compartilhar, salvar, copiar ou criar um link em que todas as pessoas para as quais enviar, poderá acessar a imagem. Esse é uma ótima opção para quem precisa, por exemplo, adicionar imagens em planilhas do Excel.

Você poderá baixar o programa através desse link — onde tambám há diversos tutoriais que ensinam como usar a ferramenta.

Como tirar print no MacOS?

Apesar de para muitas pessoas o MacOs parecer estranho e difícil de usar, tirar um print no Mac é muito fácil, basta apertar as teclas Shift + Command + 3 e a imagem será automaticamente salva na área de trabalho — podendo ser arrastada para onde você desejar.

Como tirar print no MacOS

Print usando as teclas Command + Shift + 3. Image by Fletcher sob a licença CC-BY 4.0 via Wikimedia Commons

Outra forma de tirar print no MacOs é apertando as teclas Shift + Command + 4. Com essa opção você pode usar o cursor do mouse ou do touchpad para capturar apenas a parte desejada da tela. A parte selecionada será salva como uma captura de tela na área de trabalho.

Como tirar print no MacOS

Print usando as teclas Command + Shift + 4. Image by Fletcher sob a licença CC-BY 4.0 via Wikimedia Commons
Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.