Smart Dicas

Como parar de receber tantos e-mails?

É comum que quem tenha um e-mail receba e-mails não solicitados de propagandas, novidades e avisos empresas que não tem interesse ou até mesmo não conhece, este tipo de conteúdo é conhecido como spam e se trata do envio do mesmo e-mail para milhares de pessoas com o intuito de atrair compradores. Apesar desse tipo de divulgação ser muito comum, se torna um estorvo quando precisamos procurar algo que realmente interessa na nossa caixa de entrada, em meio a tanta propaganda.

Muitas vezes, também recebemos e-mails falsos, de criminosos se passando por bancos ou conhecidos, fazendo alguma cobrança, ameaça ou pedido. Pessoas desavisadas frequentemente caem nesses golpes principalmente por falta de atenção ao ler os detalhes do e-mail ou conferir com o suposto remetente se o e-mail recebido é real ou não.

A seguir, mostraremos algumas formas de organizar sua caixa de entrada e diminuir drasticamente o número de spam recebido.

1 – Como as empresas conseguem nosso e-mail?

Ao criarmos uma conta em um site ou aplicativo é comum que o façamos da forma mais rápida e simples possível. Não queremos perder tempo lendo detalhes que muitas vezes não fazem a menor diferença, e dessa forma, acaba por passar despercebido solicitações para envio propaganda aos nossos e-mails.

Frequentemente, as solicitações nem mesmo aparecem ao criarmos a conta e são automaticamente ativadas, porém, podem ser facilmente desativadas na seção de configurações.

Alguns sites e aplicativos, no entanto, estão vinculados a terceiros e compartilham alguns dados de seus usuários como e-mail ou idade. É dessa maneira que recebemos e-mails de sites que nunca conhecemos.

Por isso, é importante sempre ler as políticas de privacidade dos sites, pois é lá que será mostrado quais os dados que a empresa obterá do usuário e como serão usados. Qualquer uso não informado dos dados do usuário é crime e deve ser denunciado.

2 – O que fazer para deixar de receber e-mails indesejados?

Grande parte destes e-mails são os chamados “e-mail marketing”. Em quase todos os e-mails marketings há uma pequena linha no começo ou no final com a opção de cancelar a assinatura, cancelar subscrição ou descadastrar. Basta clicar e você será direcionado para o site responsável.

É importante que as informações no site sejam lidas, pois, enquanto alguns pedem para confirmar o cancelamento outros cancelam automaticamente e já exibem a opção de se inscrever na lista de recebimento de e-mail novamente. Portanto, sempre leia atentamente as informações antes de clicar.

Independentemente de ter uma conta no Gmail, Outlook, Yahoo ou qualquer outra plataforma de gerenciamento de e-mails, sempre que o usuário receber um e-mail marketing, aparecerá em algum local da tela a opção “Cancelar Assinatura”, “Descadastrar” ou semelhantes. Esta opção não te leva para o site em questão, sendo mais simples, rápida, e pode ser usada em casos em que a opção não aparece no conteúdo do e-mail.

3 — Como deixar de receber e-mails falsos?

Apesar do e-mail marketing também ser um tipo de spam, usamos esse termo para nos referirmos também a e-mails maliciosos, com a intenção de enganar o destinatário. Os remetentes conseguem o endereço de milhares de pessoas através de sites de terceiros não confiáveis e que cedem os dados de seus usuários sem permissão, ou através de sites inseguros e que podem facilmente ser invadidos.

Nestes casos, não há como deixar de receber estes e-mails, já que quem os envia não são empresas de fato e sim, criminosos. Esses e-mails falsos e sem importância devem ser simplesmente ignorados e o usuário não deve clicar em nenhum link caso tenha dúvidas de sua veracidade.

Mas podemos impedir que estes e-mails apareçam em nossa caixa de entrada com o tempo. Uma maneira de fazê-lo, é sempre que receber um desses e-mails, marcá-lo como “spam” — a opção está disponível em todos os sites e aplicativos de recebimento de e-mails. Após certo período repetindo a ação, o sistema aprenderá a diferenciar o que é spam ou não, e todos estes e-mails serão automaticamente redirecionados para a pasta de spam, ficando separandos dos e-mails que realmente importam.

No entanto, enquanto o seu gerenciador de e-mail tenta diferenciar o que é ou não é spam, pode ser que algum e-mail importante acabe direcionado para a pasta errada. Sendo assim, é essencial que a pasta de spam sempre seja conferida — para que só os e-mails indesejados estejam ali.

Caso qualquer e-mail importante esteja erroneamente sendo encaminhado para a pasta de spam, basta selecioná-lo e procurar a opção “não é spam” ou “mover para a caixa de entrada”.

Lembre-se que no caso de receber qualquer e-mail inesperado duvidoso, como cobranças, ameças, doações ou até promessas de recebimento de dinheiro deve-se sempre conferir as informações com a pessoa ou empresa responsável antes de tomar qualquer atitude.

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.