Smart Dicas

Como montar um quebra-cabeça

Apesar de para muitas pessoas quebra-cabeças parecerem monótonos e desinteressantes, está é uma atividade desafiadora que requer muita concentração. Montar um quebra-cabeça que era a princípio difícil, nos traz a sensação de realização e de satisfação. Superamos nossas próprias espectativas e ficamos felizes com nossas capacidades.

Além disso, montar quebra-cabeças traz diversos benefícios como a redução do risco de desenvolver Alzheimer, o desenvolvimento neurológico e psicomotor, raciocínio lógico, relaxamento e muitos outros. Sem mais delongas, confira a seguir algumas dicas para conseguir montar um quebra-cabeça.

Se você não tem muita experiência comece escolhendo os com poucas peças. Evite quebra-cabeças com cores e cenários muito monótonos ou padronizados, que não tenham uma grande imagem definida, por exemplo: um monte de M&Ms, florestas, prédios, linhas coloridas etc.

Modelos de quebra-cabeça menos indicado para iniciantes

Exemplo de quebra-cabeça não indicado para iniciantes

Modelos de quebra-cabeça menos indicado para iniciantes

Exemplo de quebra-cabeça não indicado para iniciantes

Modelos de quebra-cabeça menos indicado para iniciantes

Exemplo de quebra-cabeça não indicado para iniciantes

Escolha quebra-cabeças que você possa separar a imagem em várias partes, por exemplo, uma paisagem onde há o céu, árvores de um lado, uma cidade do outro e uma estrada no meio. Ou o céu, o chão, uma flor e uma borboleta. Pode ser uma ponte, um avião, um balão e etc. O importante é que os elementos no cenário estejam bem definidos e separados por cor.

Modelos de quebra-cabeça indicado para iniciantes

Exemplo de quebra-cabeça indicado para iniciantes

Modelos de quebra-cabeça indicado para iniciantes

Exemplo de quebra-cabeça indicado para iniciantes

Quando escolher a imagem ideal, comece juntando todas as peças que formam as quatro laterais da imagem. Estas peças são as mais fáceis de separar, pois são as únicas que possuem um lado liso. Para tornar esse processo ainda mais fácil, coloque todas as peças dos cantos viradas para o mesmo lado, assim, será mais fácil encontrar as peças com que devem ser unidas. Gradualmente encaixe um canto ao outro formando a moldura.

Em seguida, procure por cores similares, por exemplo, o cinza do asfalto, o verde do mato ou o azul do céu. Porém, em vez de começar juntando todas as peças azuis que formam um grande céu, ou a grande faixa cinza de prédios, por exemplo, comece juntando peças de detalhes, como um vaso em um canto, uma janela, um barco, cabelo, penas e etc.

Observe também as formas da imagem, se em algum lugar há fios, cercas, uma faixa de carros ou se é possível ver e separar a linha do horizonte. Leve todas as características e formas presentes na imagem para juntar as peças aos poucos.

Separação de peças por cor

Separação de peças por cor

Ao juntar peças de figuras menores da imagem, você já terá limpado um pouco a sua área de trabalho, tornando a busca por peças mais parecidas, mais fácil. Antes de montar a imagem principal, ainda há mais um método que pode facilitar a montagem do quebra-cabeças.

Além de juntar as bordas do quebra-cabeça, em si, procure pelas bordas das figuras nas peças em que é possível ver onde está o cenário de fundo e onde começam as partes do objeto, pessoa ou animal em primeiro plano em simultâneo.

Peças com divisão de cenário, fáceis de encontrar

Peças com divisão de cenário, fáceis de encontrar

Depois que todas essas partes estiverem montadas, você pode montar o desenho principal com muito mais facilidade. Se ainda assim estiver com dificuldade, dependendo do quebra-cabeça você pode procurar e separar e juntar peças com o mesmo formato.

Quando estas estiverem todas montadas, procure por outro formato de peça, separe e encaixe-as, faça isso sucessivamente até que aos poucos você consiga montar pedaços da figura que vão naturalmente se encaixando.

Quando menos esperar, você já terá o quebra-cabeça montado sem a menor dificuldade!

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.