Smart Dicas

Como fazer um e-mail

Ter um e-mail é algo essencial para a maioria das pessoas. Até mesmo crianças utilizam e-mail para criar contas em canais de vídeos, aplicativos, jogar ou estudar online. Mas a vantagem de ter um e-mail é a facilidade para organizar documentos e assuntos importantes deixando-os mais fáceis de serem encontrados futuramente, caso necessário.

Os e-mails são separados por assuntos sempre bem específicos, portanto, é pouco provável que você perca um arquivo em meio a outros assuntos paralelos. Seus arquivos, documentos de bancos, agências do governo, médicos, empresariais, imagens, recados e tudo o mais que desejar receber ou enviar ficará salvo para sempre no seu e-mail, não há como perdê-los, a menos que seja manualmente excluído. Ainda sempre há a pasta de e-mails excluídos para resgatá-los.

A maioria das pessoas que possuem um celular Android já tem um e-mail do Google (@gmail ) ou, se você é usuário do iPhone, um e-mail do iCloud (@icloud ) e pode usá-lo para enviar e receber e-mails à vontade. Mas se por qualquer motivo deseja criar um novo e-mail, há muitas opções disponíveis.

Uma pessoa pode escolher ter quantos e-mails ela desejar, pode ser um e-mail do Google , do Outlook , do Yahoo e muitos outros, sendo os mais usados o do Google (@gmail) e o do Outlook (@outlook) mas você pode escolher o que preferir. Todos funcionam igualmente, mas alguns possuem alguns recursos a mais do que outros — que podem ou não ser úteis para você.

Então, acesse a loja de aplicativos do seu celular e procure por um dos aplicativos aqui mencionados. Leia cuidadosamente a descrição de cada um, analise qual deles parece se adequar mais ao que deseja e baixe. Sempre dê preferência aos aplicativos oficiais para garantir a segurança das suas informações.

Com o aplicativo de e-mail baixado basta acessá-lo e criar um login e uma senha. Lembre-se que estas informações não podem ser esquecidas. A maioria dos celulares podem confirmar sua entrada apenas com a leitura de sua impressão digital, mesmo assim é importante que você se lembre qual é o seu e-mail/login e sua senha caso perca o celular ou não tenha a opção de leitura biométrica no seu aparelho.

O e-mail costuma ser feito com partes do nome do usuário. Como não pode haver dois e-mails iguais, simplesmente colocar seu nome completo pode não ser possível, além de não ser prático. Opte por abreviações, separe cada parte do nome com ponto(.) ou traço(-)ou insira algum número.

Por exemplo, se o nome de uma pessoa é Maria Antônia da Silva, poderia tentar cadastrar seu e-mail como maria.ant@…, maria.a.silva@…, m.antonia00@… e muitas outras opções.

Caso queira fazer um e-mail apenas para acessar sites de entretenimento, você pode inventar nomes mais criativos, porém, ainda assim, é recomendado ter um endereço de e-mail mais adequado para quando precisar resolver assuntos mais sérios.

Tendo decidido qual será o seu endereço de e-mail (que é o mesmo usado para fazer login) é hora de decidir a senha. Seu e-mail provavelmente terá arquivos muito importantes e que ninguém deverá acessar, portanto, é essencial que você crie uma senha segura e que ainda assim você consiga lembrar depois.

Se for o caso, anote-a em alguma agenda, ou bloquinho de papel que você tenha o costume de manter por perto, em casa. Não deixe sua senha salva em qualquer outro aplicativo de celular que não seja específico para guardar senhas.

Uma senha adequada deve ter letras minúsculas, pelo menos uma letra maiúscula, pelo menos um número de 0 – 9, pelo menos um símbolo (como !@#$%&*-) e mais de 8 caracteres no total. Após definido seu login, senha e mais algumas informações básicas (quando necessário) seu e-mail já estará pronto para ser usado à vontade.

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.