Smart Dicas

Como fazer backup do Whatsapp

Um backup é uma cópia de segurança dos seus arquivos, sejam eles fotos, vídeos, textos, aplicativos e muitas outras coisas. Está cópia pode ser guardada no seu notebook, em um pendrive, na nuvem ou em aplicativos que te dão a opção de manter seus dados e arquivos em segurança — como o Whatsapp.

Portanto, caso seu celular seja roubado ou quebre, você poderá restaurar (ou guardar) todas as suas conversas e transferi-las para um novo aparelho. Porém, backups geralmente não são feitos automaticamente, em algum momento o usuário deve optar por manter um backup dos seus arquivos ou não. No Whatsapp isso não é diferente.

Para ativar o backup do seu Whatsapp acesse as configurações — normalmente são três pontinhos localizados no canto superior direito da sua tela. Em seguida toque em “conversas”; no fim da tela aparecerá a opção “Backup de conversas”.

Backup Whatsapp

Backup no Whatsapp

Acesse a opção “Fazer backup no Google Drive”. A opção “Apenas quando eu tocar em fazer backup”, o backup será feito mas apenas com os textos e as imagens de conversas que já estão no seu telefone, e não salvará nenhuma conversa que você tenha futuramente, até que clique novamente no botão “Fazer backup”.

Backup Whatsapp

Backup no Whatsapp

Se você não tem tanto espaço disponível no seu Google Drive essa pode ser a melhor opção. Ao escolhê-la você poderá guardar apenas a conversa que desejar. Porém, esquecer de usar essa opção quando necessário, por exemplo, antes de formatar seu celular, pode causar problemas futuramente — já que não há como restaurar as conversar do Whatsapp sem o backup.

Para evitar transtornos, as opções seguintes que aparecem ao tocar em “Fazer backup no Google Drive” podem ser mais apropriadas. Você pode escolher a que se sentir mais confortável de acordo com seu uso. As opções são: “Diariamente”, “Semanalmente” e “Mensalmente” — a opção mais segura seria a “Diariamente”, mas dependendo do seu uso, isso nem sempre pode ser necessário.

Lembre-se também que, apesar de as conversas ocuparem pouco espaço, quanto menos backups você fizer, mais espaço terá na memória do seu Google Drive. Sendo assim, caso precise economizar, talvez seja mais adequado fazer backups de tempos em tempos, e não, diariamente.

Você também poderá escolher entre fazer backup a qualquer momento, inclusive usando seus dados móveis e seu deseja fazer backups dos vídeos ou não — o que pode ocupar consideravelmente mais espaço na memória e gastar mais dados.

Após escolher uma das opções, você poderá ter a segurança de não perder todas as suas conversas caso troque ou formate o celular. Quando o Whatsapp for instalado no novo aparelho, já aparecerá a opção de restaurar automaticamente todas as suas conversas até a última vez que elas foram armazenadas — o que pode variar de alguns minutos há um mês ou mais, dependendo da opção selecionada.

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.