Smart Dicas

Conheça a área de trabalho do Windows

O Windows é o sistema operacional mais usado no Brasil e no mundo. Milhares de pessoas em todo o planeta usa um computador com o Windows diariamente, durante horas — seja para lazer ou por trabalho.

Ainda assim, é comum que muitas pessoas não conheçam algumas opções básicas do sistema. No entanto, este é um passo primordial caso tenha a intenção de trabalhar em qualquer área que requer o uso de um computador.

Aqui, apresentaremos algumas opções da área de trabalho que pode ser que muitos desconheçam, e que ao compreendê-las pode melhorar a sua rotina de trabalho.

1 – O que é a área de trabalho?

A área de trabalho, também chamada de Desktop é a primeira tela que aparece após a inicialização. Nela são exibidos no lado esquerdo, diversos programas instalados e arquivos criados pelo usuário e alguns programas padrão do Windows, como é o caso da lixeira.

Área de trabalho do Windows 11

Área de trabalho do Windows 11

Ao clicar com o botão direito do mouse ou do touchpad na área de trabalho é exibido o “menu contextual”. Este menu sempre muda conforme o contexto, e mostra as opções disponíveis para o objeto clicado, ao clicar com o botão direito na área de trabalho, as opções que aparecerão por padrão serão:

Visualização: Altera o tamanho e o alinhamento dos ícones da área de trabalho.

Ordenar por: Permite ordenar os ícones da área de trabalho por nome, data, tamanho e tipo de arquivo.

Recarregar: Recarrega a área de trabalho.

Desfazer: Desfaz os últimos comandos feitos na área de trabalho, por exemplo, a exclusão de um arquivo ou o ato de mover um documento, ou programa para outra pasta.

Novo: Permite criar uma nova pasta, atalho, documento ou arquivo.

Configurações de tela: Abre o painel de configuração da área de trabalho.

Personalização: Abre o painel de personalização da área de trabalho — onde é possível alterar o papel de parede, o tema, a fonte e etc.

No menu contextual da área trabalho também podem aparecer outras opções conforme os programas instalados no seu computador ou notebook.

2 – Como ter duas áreas de trabalho

Caso deseje, por exemplo, separar assuntos pessoas de profissionais de uma maneira fácil, o usuário pode optar por ter duas áreas de trabalho. Dessa maneira, os programas abertos em uma área de trabalho não interferem na outra, permitindo que o usuário aproveite sua rotina com mais foco e organização.

Trocar de área de trabalho no Windows 11

Trocar de área de trabalho no Windows 11

O usuário pode, por exemplo, colocar uma pasta de fotos da família, atalhos para redes sociais e jogos em uma área de trabalho, enquanto na outra são exibidos programas de trabalho como e-mail, planilhas e etc.

Para mudar de área de trabalho basta pressionar as teclas Win + Tab. Isso não só mostrará todos os programas que estão abertos na sua área de trabalho atual como dará a opção de acessar a segunda área de trabalho ou criar quantas outras quiser.


Saber usufruir de cada uma das opções que lhe são dadas é algo essencial para aumentar a sua produtividade e economizar tempo. Apesar de parecer uma máquina complicada, computadores não são bichos de sete cabeças e podem ser aprendidos naturalmente gradualmente.

Você pode se interessar em conhecer algumas outras funções básicas do Windows, assim como alguns atalhos fáceis.


Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.