Smart Dicas

10 incríveis atalhos do Windows

Aprender alguns atalhos do teclado pode economizar muito tempo e esforço gasto em atividades básicas no seu computador. Apesar de parecerem complicados à princípio, principalmente para quem não está muito acostumado a usar computadores e notebooks, lembrar de alguns deles já tornará seu trabalho muito mais prático e rápido!

1 – Ctrl + Shift + V: O Ctrl + C e Ctrl + C é muito usado para copiar e colar um texto de um lugar para outro. Mas dependendo do texto, ao ser colado fica com a mesma fonte e formatação do local em que foi copiado.

Para que o texto fique igual com o texto que estamos escrevendo, sem termos o trabalho de sempre ajustar a fonte e o tamanho, é só usarmos as teclas Ctrl + Shift + V, e o texto colado sempre será aparecerá com a mesma aparência do resto do texto que está sendo criado.

2 – Ctrl + Setas: Ao invés de mover o cursor com o mouse ou apertar e segurar a seta até o cursor chegar na palavra ou frase que queremos mudar, apertar a tecla Crlt + a seta na direção desejada faz com que o cursor pule cada palavra ou pule para o começo e o fim de cada parágrafo ao invés de percorrer letra por letra — agilizando a escrita.

3 – Ctrl + Shift + Setas: Caso o objetivo seja selecionar várias palabras ou frases, não há necessidade de fazer isso com o mouse ou touchpad, apenas deixe o cursor do texto no início da região que deseja selecionar e aperte Ctrl + Shift + Setas (na direção desejada da seleção).

Dessa forma, poderá selecionar rapidamente palavras, frases e parágrafos de forma muito mais rápida e eficiente.

4 – Alt + Tab: Apertar e segurar o Alt enquanto tecla o Tab fará com que apareça em sua tela todos os programas que estão abertos no seu computador ou notebook. Para navegar entre cada programa, mantenha a tecla Alt pressionada e tecle o Tab — cada vez que o Tab for pressionado a janela de uma programa será selecionada. Depois que selecionar a janela desejada, basta soltar o Alt que a janela abrirá.

5 – Ctrl + S e Ctrl + Shift + S: Em quase todos os programas de edição de texto ou imagem as teclas Ctrl + S salvam quaisquer alterações feitas no arquivo. Mas caso você queira salvar um novo documento, as teclas Ctrl + Shift + S abrem a opção “Salvar como”.

6 – Alt + F4: Fecha qualquer programa que esteja aberto no seu computador. Pressionar e segurar a tecla Alt enquanto tecla repetidamente a tecla F4 fará com que todos os programas abertos sejam encerrados sequencialmente.

7 - Ctrl + Shift + T: Reabre, uma por vez, as abas fechadas do navegador.

8- Ctrl + W: Fecha aba atual do navegador;

9 - Home ou End: Posiciona o cursor no começo ou no fim de uma linha, se usado o atalho Shift + Home ou End, selecionará uma linha de texto desde a posição do cursor, até o fim — atenção, esta opção não seleciona a frase inteira, apenas a linha a partir da posição do cursor.

10 - Windows + D – Mostra a área de trabalho sem ter que minimizar vários programas com o mouse.

Há muitos outros atalhos e funções que muitas pessoas talvez nem imaginem que podem ser acessadas apenas por comandos simples no teclado. Isso fica claro ao aprendermos como usar a fileira de Fs do teclado (F1, F2, F3). Se você tem curiosidade em saber para que eles servem confira na nossa página principal ou clique aqui .

Tags:
Siga-nos!

Somos um blog que apresenta informações sobre tecnologia e atividades do dia a dia.